Bombeiros, digam a verdade...

Acho imensa piada a ALGUNS Bombeiros que rejeitam que os militares venham a combater incêndios, quando em Pedrogão Grande a capacidade de resposta da corporação de Bombeiros local, e corporações vizinhas, foi a vergonha que foi!

Há até ALGUNS que ironicamente dizem que "já agora só faltavam mais GNR, e também a PSP e CVP a apagar incêndios"! Estes pobres de espírito querem tudo para eles, mas a sua incapacidade de resposta muitas vidas tem aparentemente custado.

Quanto a mim, creio que, Militares, ou simples Bombeiros civis, o que é importante é que existam bombeiros em número suficiente e distribuição adequada, algo de que o país não dispõe. Neste contexto, e atendendo a que as associações de Bombeiros não asseguram a necessária capacidade de resposta, urge que a estrutura Governamental dote o país de Bombeiros profissionais, seja através do reforço de efetivos do GIPS da GNR, ou mesmo da formação e equipamento dos militares do Regimento de Ajuda Militar de Emergência (RAME), à semelhança dos seus congéneres espanhóis da Unidade Militar de Emergência (UME) . De um modo ou de outro, a proteção e socorro não pode ficar nas mãos de associações de direito privado que nada garantem aos cidadãos e que falham tanto quanto o próprio sistema de comunicações conhecido por SIRESP. Cinco bombeiros na primeira intervenção em Pedrogão Grande perante um estado de alerta Laranja, não é quanto mim uma falha, mas sim uma fraude, porque quando se trata de receber subsídios e apoios as associações de bombeiros "têm muitos bombeiros", mas quando se trata de trabalhar poucos aparecem em tempo útil.
Não se trata de ter algo contra os Bombeiros, que me merecem todo o respeito e consideração, mas sim de ter tudo contra a falta de capacidade de intervenção que ano após ano vai fazendo tragédias em muitas famílias, algumas das quais as dos próprios Bombeiros.

Esta é a hora de dizer basta de agradar a gregos e troianos, e fazer algo no sentido de maior segurança coletiva.

Digam a verdade, digam aos familiares daqueles que morreram que alguns não foram salvos por incapacidade numérica de Bombeiros para ocorrer a todas as ignições, e aproveitem para lhes explicar que ainda assim não querem mais gente a combater incêndios com receio que o brinquedo não chegue para todos.

Digo eu, que não percebo nada disto!

Comentários

  1. Esse é o problema, não saber todos os factos mas escrever como que soubesse. Este seu texto trata uma árvore como que se a mesma representasse uma floresta...

    ResponderEliminar
  2. Finalmente alguém com coragem para colocar o dedo na ferida.

    ResponderEliminar
  3. Como é possível dizeres isto? Se antes os governantes que deviam criar leis e pensar em métodos responsáveis para proteger as populações como está na constituição investissem na prevenção, no profissionalismo, em sistemas que funcionem e não estivessem interessados em ganhar dinheiro obscuro isto não acontecia... Impressionante como é injusto para Homens lerem isto e se um dia você ou um familiar seu precisar vão ajuda-lo por meia dúzia de trocos. Sinceramente ou não tens nada nessa cabeça de vento ou és um caduco disfarçado.

    ResponderEliminar
  4. Este deve ser mais um mirone quando os abnegados Bombeiros estão no se trabalho arriscando a sua vida. Tenha juízo. E quando não se sebe o que diz é melhor estar calado para não cair em ridículo para não dizer outra coisa...

    ResponderEliminar
  5. É só azia n nesses comentários... O texto está muito bem escrito e reflete uma realidade oculta

    ResponderEliminar
  6. É só azia n nesses comentários... O texto está muito bem escrito e reflete uma realidade oculta

    ResponderEliminar
  7. É só azia n nesses comentários... O texto está muito bem escrito e reflete uma realidade oculta

    ResponderEliminar
  8. É só azia n nesses comentários... O texto está muito bem escrito e reflete uma realidade oculta

    ResponderEliminar
  9. É duro para muitos ouvir estas palavras, mas apesar de não refletir 100% da realidade dos Bombeiros, posso afirmar que so deveriam haver profissionais! Prestavam provas ( físicas/ escritas e psicológicas) e quem não cumprisse a sua missão, nao cumprisse regras, horários e normas de conduta, caminho da rua!!! Não se podem combater incêndios com mentalidades de "nunca nenhum ficou a arder para o ano seguinte", " vão "eles" que ganham mais", somos " o maior exército do país" (mas passam 40 horas no TO e a farda está pronta para revista!!!
    Nao podem pagar todos pela mesma moeda, mas que há que mudar mentalidades de que todos são uns coitados e que só vão para o monte a troco de uma sandes! ISSO TEM ACABAR !
    digo porque são 11 anos a viver a realidade é estou farto de arriscar a minha vida é dos meus camaradas, onde se vêem ( não todos como é óbvio ) "mamões" que não fazem nada , mas querem o salário de quem arrisca a vida.
    Um cumprimento aqueles Bombeiros que conheço e que merecem o meu respeito e amizade, por não passearem unicamente a farda!

    ResponderEliminar
  10. Diga também que a GNR era em número insuficiente e que não sabia o que estava a acontecer na realidade...
    Considero a sua reflexão demasiado básica e pouco completa para ajudar a que
    Se mudem as estruturas.
    Haja muito mais verdade em todos!

    ResponderEliminar
  11. Em casa sem pão.... todos ralham, ninguem tem razão.

    ResponderEliminar
  12. Ignorância, é todos saberemos do que aqui está escrito é verdade e não admitimos.
    Concordo com o texto e é uma realidade, não querem ser coitadinhos nem heróis, mas querem passar essa imagem, concordo com recrutas rigorosas para ingresso nos bombeiros, é formação a serio não de fachada, talvez o numero de efetivos nem chegavam aos 10 mil bombeiros

    ResponderEliminar
  13. Não me leve a mal, sinceramente. Mas na minha humilde opinião, merecia sofrer de algum tipo de cancro.

    ResponderEliminar
  14. Caríssimos bombeiros de teclado, incluindo o Saraiva


    O que são bombeiros civis?

    São aqueles que falam de uma forma esquisita e apagam os incêndios à distância através do teclado do computador, ou serão aqueles que ficavam à escuta no rádio e invadiam os cenários dos acidentes a querem ser tratados como doutores.

    Haja vergonha na cara e decência para produzir comentários.

    Quer ser bombeiro, inscreva-se, faça a formação inicial, vá para os TO’s e puxe mangueira.

    De teóricos do socorro está o país farto! O que é necessário é que sejam pró-ativos e não meros “bloguistas” que só querem palco.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares